Em declarações à Castrense o presidente da Associação de Agricultores do Campo Branco, José da Luz Pereira, revela que “a praga de predadores está a dizimar pequenos ruminantes, causando inúmeros prejuízos aos agricultores. É uma autêntica desgraça, há agricultores que têm que guardar o gado em casões para os proteger das raposas, saca rabos, texugos e até javalis. Os prejuízos são enormes” lamenta.
José da Luz Pereira “esta situação deve-se muito ao despovoamento dos campos, possibilitando a esses predadores a dizimação de aves estepárias protegidas colocando em risco todo o trabalho que temos feito há mais de duas décadas para as preservar” .
“Recentemente a Assembleia da República rejeitou categoricamente um projecto apresentado por um pequeno partido que está completamente desfasado da realidade pois pretendia aprovar leis para protecção destes predadores. Enalteço a excelente intervenção que o deputado Pedro do Carmo teve em nome da defesa do mundo rural e com o conhecimento de causa que tem desmontou todos os argumentos apresentados a fora deste projecto” realça o presidente da Associação de Agricultores do Campo Branco, José da Luz Pereira