Na Vila de Entradas, Castro Verde, começa amanha a 16ª Edição do Festival Entrudanças que decorrerá de 1 a 3 de Março, evocando a Lucerna, numa homenagem à luz e à história da região. Celebremos a noite que se faz dia. O pavio e o Sol, cujas chamas se transformam em luz. A claridade e a sombra, que em compasso marcam o tempo dos seres vivos. Sintamos assim a festa do Entrudo como a festa da luz e o pretexto para percorrer a sua simbologia, na marcação dos dias frios e escuros do inverno, que em breve darão espaço aos dias luminosos da primavera a caminho do verão. A Lucerna como lamparina mágica, dos desejos e sonhos que se tem para o futuro. A candeia, feita de barro, iluminada pelo azeite, frutos da terra, intrinsecamente ligados ao Alentejo e à mestria humana.
Aproveitemos estes três dias de festival para viver o Entrudo na planície alentejana com programação diversa onde a dança, a música, o cante e a gastronomia são o mote. Celebremos esta festa no seio de uma comunidade, que há muito recebe de braços abertos quem a visita para mais um Entrudanças. Aceitemos também o convite para visitar os espaços museológicos como o Museu da Lucerna em Castro Verde, único no mundo, ou o Museu da Ruralidade, em Entradas, redescobrindo as searas onduladas ao ritmo dos nossos pés e sentidos.
A programação é extensa, e permite que se explorem as diferentes propostas artísticas nacionais e internacionais, que transformam o festival num espaço aberto de diálogo intercultural. Celebremos assim o nosso passado e os objetos que a ele nos ligam, e sigamos a luz da Lucerna, que este ano vai alumiar Entradas e guiar-nos rumo a um Entrudo muito bem passado!
A Lucerna como lamparina mágica, dos desejos e dos sonhos. A candeia, feita de barro, iluminada pelo azeite, frutos da terra, intrinsecamente ligados ao Alentejo e à mestria humana.
Três dias de um programa composto por diferentes propostas artísticas nacionais e internacionais que transformam o festival num espaço de diálogo intercultural permanente, onde a dança, a música, o cante e a gastronomia são o mote para se celebrar o Entrudo.
Organizado pela Câmara Municipal de Castro Verde, Associação PédeXumbo, e Junta de Freguesia de Entradas, o “Entrudanças” constrói-se a partir de uma programação diversificada e proporciona atividades variadas como bailes, concertos, oficinas de dança, oficinas de instrumentos, atividades para famílias e crianças e animação de rua.
Nos dias 1, 2 e 3 de Março, o “Entrudanças” regressa à vila de Entradas e evoca a Lucerna, numa homenagem à luz e à história do concelho.