Castro Verde celebrou hoje, 25 de julho, o 880º aniversário da Batalha de Ourique, momento decisivo que, neste dia, no ano de 1139, no nosso concelho, determinou a consagração de Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal.
Uma data histórica para o concelho, de grande orgulho e afirmação da nossa identidade, hoje homenageada e valorizada no âmbito de um programa que contou com as presenças da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, e do Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, que hoje regressou a Castro Verde para presidir à Missa Campal que se realizou no Largo da Feira, e que assinalou o seu regresso à sede de concelho, onde foi pároco durante vários anos.
As Comemorações iniciaram nos Paços do Município com a receção, com honras militares, da Secretária de Estado da Defesa Nacional e restantes Autoridades Civis e Militares, seguindo, posteriormente, para o São Pedro das Cabeças, local onde se realizou a cerimónia militar evocativa com o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores junto ao monumento evocativo e homenagem aos mortos na Batalha.
Após a Missa Campal, presidida pelo Senhor Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, teve lugar o Juramento de Bandeira do 6º Turno de 2019 da Brigada de Reação Rápida (BrigRR), numa cerimónia bastante participada pela comunidade, que juntou mais de 60 militares do Regimento de Infantaria nº 1 de Beja.
As Comemorações do 880º Aniversário da Batalha de Ourique foram organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde, em conjunto com a Direção de História e Cultura Militar e o Regimento de Infantaria nº 1 de Beja.