𝗦𝗮𝗯𝗶𝗮 𝗾𝘂𝗲…

𝙀𝙎𝙋𝙀𝘾𝙄𝘼𝙇 50 𝘼𝙉𝙊𝙎 𝘿𝘼𝙎 𝘾𝙊𝙈𝙀𝙈𝙊𝙍𝘼ÇÕ𝙀𝙎 𝘿𝙊 25 𝘿𝙀 𝘼𝘽𝙍𝙄𝙇

No dia 12 de dezembro de 1976, há quase 48 anos, realizaram-se as primeiras eleições autárquicas livres em Portugal. Os ouriquenses votavam, pela primeira vez, para os órgãos do poder local. No concelho, de Santana da Serra, passando por Garvão, Santa Luzia, Panóias, Conceição e Alcarias até Ourique, o dia decorreu “com civismo e normalidade”.

Entre euforia e alguma confusão, os eleitores do concelho de Ourique participaram com “emoção” no primeiro ato eleitoral autárquico do novo Portugal. Graças ao 25 de Abril, as pessoas podiam escolher os seus representantes locais.

A 12 de dezembro de 1976, cerca de 6400 eleitores ouriquenses foram chamados às urnas, para eleger os representantes locais. O 𝗣𝗣𝗗/𝗣𝗦𝗗, a 𝗙𝗿𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗘𝗹𝗲𝗶𝘁𝗼𝗿𝗮𝗹 𝗣𝗼𝘃𝗼 𝗨𝗻𝗶𝗱𝗼 (coligação entre o PCP, o Movimento Democrático Português – Comissão Democrática Eleitoral e a Frente Socialista Popular) e o 𝗣𝗮𝗿𝘁𝗶𝗱𝗼 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 (𝗣𝗦) foram os partidos que concorreram às eleições de autárquicas de 1976.

O 𝗣𝗣𝗗/𝗣𝗦𝗗 ganha as eleições com 47,58 % dos votos, sendo que 𝗥𝗮𝗺𝗶𝗿𝗼 𝗦𝗼𝗯𝗿𝗮𝗹 𝗡𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗩𝗶𝗹𝗵𝗲𝗻𝗮 𝗳𝗼𝗶 𝗼 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗮 𝗖â𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗢𝘂𝗿𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗲𝗹𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲𝗺𝗼𝗰𝗿𝗮𝘁𝗶𝗰𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲. A 𝗙𝗿𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗘𝗹𝗲𝗶𝘁𝗼𝗿𝗮𝗹 𝗣𝗼𝘃𝗼 𝗨𝗻𝗶𝗱𝗼 obtém 28,22 %. Já o 𝗣𝗦 atinge 18,2 %.