Lixo. Palavra feia.
Lixo |ch|
(origem obscura)
Nome masculino

Qualquer matéria ou coisa que repugna por estar suja ou que se deita fora por não ter utilidade. = ENTULHO, PORCARIA

Resíduo resultante de actividades domésticas, comerciais, industriais, etc., e que se deita fora. ; detritos, sobras. = DETRITO, SOBRA

Aquilo que não tem dignidade, importância, qualidade, utilidade ou valor. = PORCARIA “lixo”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/lixo [consultado em 12-11-2020].

Este artigo tem apenas e e só um objetivo. A sensibilização de todos para a questão do lixo que produzimos.

Assistimos nas redes sociais, na comunicação social, a inúmeras reportagens sobre a poluição que os nossos rios e oceanos estão a sofrer, fruto das más práticas de todos nós no que concerne ao armazenamento do lixo que produzimos. Infelizmente não são apenas os rios e oceanos que sofrem dessa maleita. Os nossos campos, as nossas estradas estão transformadas em autenticas lixeiras fruto da nossa má educação ambiental.


Quando passamos em qualquer estrada do nosso Alentejo, do nosso país não reparamos o que está nas bermas. É normal, por exemplo, beber uma garrafa de água, comer umas bolachas e, ao invés de guardarmos as embalagens no carro para colocar no local próprio no final da viagem, fazermos o mais facil… abrimos o vidro e lá vai a garrafa de água, o pacote das bolachas ou o que seja para a berma da estrada e seguimos felizes e contentes…


Este ano, no seguimento de uma iniciativa de um amigo no passado, conseguimos juntar um grupo de amigos e fomos para a estrada. Umas vezes com mais pessoal, outras com menos, todos os sábados das últimas semanas saímos e por volta da 8h da manhã estamos na estrada, tentando tornar Almodôvar e o seu concelho mais verde e ecológico. Este grupo de voluntários, que conta com cada vez mais aderentes tem apenas um objetivo. Ou melhor, dois. O primeiro é tornarmos o nosso concelho livre de lixo nas bermas das estradas. O segundo, e não menos importante, é que o nosso exemplo sirva para que outros, no Alentejo e no país, sigam este exemplo.
Regemo-nos por uma frase: se não nos quer ajudar a limpar, pelo menos ajude a não sujar.

Podemos adiantar que desde que iniciámos esta tarefa já recolhemos mais de 5 toneladas de lixo…
Deixamos aqui um apelo: por favor juntem-se e aproveitem para fazer algo pelo bem comum. Só tem vantagens! Pratica- se exercício, estamos em comunhão com a natureza, convive-se dentro do novo normal e principalmente estamos todos a contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta!

Texto: José Francisco Encarnação