Dêem-lhe uma bola e ele escreve poesia com os pés.
Um primor de técnica. Um arquitecto na planificação táctica. Temível na marcação de livres e penaltis. Cerebral na forma como coloca as suas inigualáveis virtudes técnicas individuais em prol do colectivo.
O seu futebol espalha magia e enche os olhos e o campo todo. À falta de melhores adjectivos, chamemos-lhe um futebolista genial que poderia ter chegado a outros palcos do futebol nacional.
Merecia-o. Tanto desperdício vê-lo espalhando perfume nos campos do Baixo Alentejo quando o seu futebol pedia outros mundos. O seu nome? Filipe Venâncio. Natural de Almodôvar um concelho que viu nascer nas últimas décadas futebolistas absolutamente prodigiosos.
Nasceu em Almodôvar, a sua pátria, há 39 anos. Cedo deu nas vista. Há quem na altura tivesse viste nele um fenómeno, como tantos outros miúdos de Almodôvar.
Filipe Venâncio vai continuar a representar este ano o seu Desportivo de Almodôvar “com a mesma paixão de sempre” e com a convicção que apesar da sua idade “anda me sinto fisicamente capaz de jogar, e sinto prazer em jogar futebol como se tivesse começado agora. Aliás, como o Rui sabe, já me fez esta questão varias vezes, se eu não me sentisse em condições já tinha arrumado as botas como costuma dizer-se. Sinto-me física e psicologicamente bem daí estar preparado para mais uma época onde espero que o meu Desportivo de Almodôvar consiga os objectivos que todos, direcção, equipa técnica e o plantel preconizamos” objectivos que, segundo Filipe Venâncio, passam “por fazer um bom campeonato distrital de primeira divisão, temos uma equipa com muitos jovens de valor, o que nos leva a acreditar que pudemos andar na linha da frente do futebol distrital e, claro, ganharmos a taça distrito de Beja o único troféu que nos falta conquistar. São basicamente estes os objectivos que alimentamos e que acreditamos que iremos tudo fazer para os atingir” realça Filipe Venâncio, um atleta de excelência, é um amigo. Obrigado pela atenciosidade com que sempre trataste os jornalistas, eu em particular, amigo, Filipe Venâncio, dispõe sempre CAMPEÃO!