O Município de Almodôvar promove, nos dias 10, 11 e 12 de maio, a primeira edição do Festival “Saberes e Sabores da Terra”. A iniciativa decorre na Praça da República, em pleno coração da Vila de Almodôvar, com entradas gratuitas.
Com esta iniciativa, “a autarquia pretende dar a conhecer o melhor que se faz e produz na nossa terra, com grande ênfase para a excelente e ímpar gastronomia do nosso concelho, aliada aos saberes tradicionais e aos aromas e sabores irresistíveis. O Festival conta, ao longo dos três dias, com Workshops, Degustações de produtos regionais, Concertos e Showcookings” destaca o presidente da câmara de Almodôvar.
O I Festival “Saberes e Sabores da Terra” inclui ainda no seu programa, no dia 11 de maio, o IV Concurso de Vinhos Caseiros do Concelho de Almodôvar. No domingo, 12 de maio, haverá também uma novidade; o Primeiro Prémio Juvenil de Acordeão no Concelho de Almodôvar.
O Festival “Saberes e Sabores da Terra” abre oficialmente as portas esta sexta-feira, às 18 horas. Destaque para a atuação do Grupo Infantil e Juvenil “Jovens com Tradição”, do Grupo Coral “Flores do Campo”, a atuação musical dos “Beira Serra” e do artista TOY.
Sábado, 11 de maio, atuam a Tuna da Universidade Sénior de Almodôvar, Grupo Coral “Vozes da Aldeia”, Grupo “Sons do Mira”, Grupo “Amantes do Alentejo” e Baile com o “Duo Kontraste”.
Domingo, 12 de maio, realce para a atuação do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Freguesia de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires, atuação da Escola de Dança “Almovimento”, Grupo Coral “Estevas em Flor”, Jorge Belchior e o Grupo Musical “Maravilhas do Alentejo”.
“Aproveitamos para vos convidar a visitar o Festival “Saberes e Sabores da Terra” e a conhecer o melhor que se faz e produz em Almodôvar” sugestiona António Bota.
O evento é promovido pelo Município de Almodôvar, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, PROVERE – Valorização dos Recursos Silvestres do Alentejo e é co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Entrevista
O presidente da câmara de Almodôvar deposita enorme confiança neste evento que reunirá “num só espaço a nossa gastronomia, o nosso saber, as nossas tradições, os nossos produtos e a nossa cultura” realça.
Segundo António Bota “será uma aposta, ano sim ano não ,intercalando com o Mercado Medieval.Será mais uma oportunidade para promover a nossa restauração, os nossos produtos, os nossos produtores e os nossos saberes, com cozinha, actividades e música, onde os produtores e fornecedores locais têm local reservado. Faz parte dos cinco eventos anuais que são os “pilares” da promoção turística e da economia local e será parcialmente financiado por fundos comunitários” destaca o autarca socialista que relativamente ao formato deste evento diz tratar-se de um “modelo tipo espaço para tasquinhas, com a particularidade que pretende que quem nos visite deguste a nossa gastronomia, o nosso medronho, enchidos, queijo e mel, para além do nosso artesanato, sempre com a gastronomia de excelência que se faz em Almodôvar como pano de fundo como factor de atracção turística”.
“Digamos que o modelo é igual ao das tasquinhas mas queremos que quem nos visite se sente e deguste o que de melhor o nosso concelho tem. Acreditamos que vão ser três dias que irão trazer milhares de pessoas a Almodôvar” conclui optimista, António Bota.